19-06-2023
Evidências Científicas
Desempenho ClínicoEm mais de 90% dos 300 procedimentos realizados com broncoscópios flexíveis de uso único, todos os segmentos pulmonares puderam ser alcançados, e todas as técnicas planeadas puderam ser realizadas, para um nível geral de satisfação com o dispositivo de 86% e uma recomendação para seu uso em casos semelhantes.
Contaminação e infeções
Os pseudo-surtos relacionados com a broncoscopia ocorrem, apesar dos procedimentos padronizados para desinfeção de alto nível. De um total de 35 pacientes que realizaram uma broncoscopia com broncoscópio flexível reutilizável, 10 (28,6%) testaram positivo para infeção por adenovírus.
É necessária uma nova tecnologia descartável de alta qualidade ou passível de esterilização.
Impacto Organizacional
O impacto organizacional deve ser tido em conta na avaliação dos dispositivos médicos. Este estudo mostra que, de um ponto de vista organizacional, existem muitas vantagens na utilização de broncoscópios flexíveis de utilização única, incluindo condições de trabalho e segurança, percursos dos doentes, logística e requisitos de formação.
Desempenho Clínico
A broncoscopia flexível de uso único permite o uso paralelo em oposição aos broncoscópios reutilizáveis, o que pode diminuir os atrasos entre os procedimentos e aumentar o número de broncoscopias que podem ser realizadas.
Impacto Ambiental
A utilização de um conjunto de equipamentos de proteção individual por reprocessamento, juntamente com os materiais de limpeza e desinfeção, determina que os broncoscópios flexíveis reutilizáveis têm um consumo de material e de energia comparável ou superior, bem como emissões mais elevadas de equivalente CO2.
Leia mais sobre este estudo aqui: Evidência Científica aScope™5 Broncho.